segunda-feira, 27 de junho de 2011

As quatro causas Aristotélicas

Aristóteles diz que todas as coisas materiais só podem existir porque passaram por quatro causas. São essas, a casa formal, a causa material, a causa eficiente e a causa final. 


A causa formal é a forma do objeto em si. A material é a matéria com que é formado. A eficiente são os meios com que o objeto se transformou para chegar a finalidade. E por fim, a causa final que é a verdadeira intenção da transformação, o objeto já transformado.  


Como por exemplo podemos demonstrar a transformação de um bloco de mármore em um peça de xadrez. A causa formal é o bloco em sim, sua forma. A causa material é o mármore, o que possui matéria. A causa eficiente é o formão e o martelo que transformam o bloco de mármore em peça de xadrez. E a causa final é a peça de xadrez em sim, a intensão da transformação. 


xadrez




Podemos entender a formação da sociedade através das 4 causas também. A causa material são os indivíduos em união, que compõem a sociedade. A causa formal é a união(essência) desses indivíduos. A causa eficiente é o caráter, a vontade e o desejo de se formar a sociedade. E por fim, a causa formal que é o bem comum, o objetivo final da sociedade.


união de indivíduos

Nenhum comentário:

Postar um comentário