Hoje no Brasil, como todo mundo sabe, é dia das mães, dia de falar para aquela pessoa tão especial o quanto você a ama. Assim que acordei, pensei: "Hhoje eu vou reservar o dia só para mostrar o que sinto pela minha mãe". Espera aí! Por que temos que guardar só um dia(no ano todo) para falar isso? Quem decidiu que o segundo domingo de Maio seria Dia das Mães?
Bom, tudo começou em 1905 quando a americana Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em uma profunda depressão. Algumas amigas, preocupadas com sua situação de Ana, tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Anna quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. Após três anos lutando para que fosse criado o Dia das Mães, a primeira celebração oficial aconteceu em 26 de Abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas do estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração e em 1914, o presidente dos EUA unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
![]() |
Anna Jarvis |
A parte ruim da história é que a data acabou adquirindo maior importância comercial do que afetiva, as lojas encaram esse dia como oportunidade de lucrarem mais. Presentear as mães com objetos materias é considerado por muitos mais importante do que dizer sinceramente o que sentimos. A essência da data está sendo esquecida e o foco passou a ser a compra de presentes. A própria Anna Jarvis demonstrou seu desapontamento dizendo: "Não criei o dia das mãe para ter lucro".
Resta-nos decidir o significado que devemos atribuir à data. Não digo que é proibido presentar as mães (até porque todo mundo gosta de receber agrados), mas seria bom pensarmos na real importância desse dia e dedicarmos nossa atenção à essa pessoa tão especial na nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário